Você já ouviu falar nas PANC? A sigla, que quer dizer Plantas Alimentícias Não Convencionais, diz respeito a vegetais que não temos o costume de consumir e que surgem de forma espontânea: os famosos “matinhos” do quintal.
Essas espécies, que se reproduzem na adversidade e que não são comercializadas, muitas vezes podem ser alimentos ricos em nutrientes mesmo que não sejam vistos como tal. Atualmente, existem mais de 350 PANCs catalogadas no Brasil e muitas outras que, possivelmente, foram utilizadas como alimentos pelos nossos ancestrais, mas acabaram caindo no esquecimento. Como o Brasil é extenso, é comum que os vegetais, frutas e legumes que consumimos em um local sejam totalmente incomuns em outro. Há também uma enorme variação na nomenclatura popular dessas espécies, como ocorre com a mandioca e a macaxeira, por exemplo, que na realidade são o mesmo tubérculo, porém com outro nome.
Apesar de comuns, é preciso ter conhecimento das espécies para consumir esses vegetais. Algumas são venenosas e nem todas as suas partes são próprias para o consumo, já outras, como a batata doce, podem ser consumidas por inteiro, mas geralmente encontramos apenas suas raízes em mercados e não suas folhas. Por isso, ter uma horta PANC pode ser uma boa alternativa para começar a provar alguns alimentos.
Cruas ou cozidas, separamos uma lista com as espécies mais conhecidas:
Folha de batata doce

Ora pro nóbis Pereskia aculeata

Planta Peixinho Stachys byzantina

Taioba Xanthosoma sagittifolium

Rabo-de-galo Celosia argentea

Planta Azedinha Rumex acetosa
