Fachada da primeira casa sustentável da América Latina

 

A preocupação com o meio ambiente é cada vez mais uma realidade. Talvez seja fácil pensar em filtros para automóveis e fábricas, uso de materiais recicláveis e economia de recursos naturais, mas trazer a diferença efetivamente para dentro de casa não é uma tarefa simples. Mas e se a casa fosse projetada com esse fim?

Foto varanda da primeira casa sustentável da América Latina

 

Foi o que aconteceu com uma casa no condomínio Alphaville D. Pedro I, em Campinas. O dono da propriedade fez questão de planejar todos os passos do projeto junto com a empresa LCP Engenharia, responsável pela obra. O compromisso era implantar sistemas e funções que otimizassem a relação da casa com o meio ambiente. Para isso, foi feito o gerenciamento da drenagem das águas pluviais, uso de torneiras de fechamento automático, escolha de paisagismo que privilegia espécies nativas, instalação de placas de aquecimento solar, uso de madeira certificada, medidor de CO2 e paredes estruturais com EPS.

Foto noturna fachada da primeira casa sustentável da América Latina

 

Todo esse cuidado, além de ser impressionante e exemplar, foi digno de prêmio. A casa ganhou o certificado de primeira casa 100% sustentável da América Latina, o selo LEED for Homes. O título foi criado em 1998 pela USGBC para edificações sustentáveis, utilizado no Brasil e em 150 países, principalmente em prédios comerciais, lojas, shoppings e residências. A versão residencial, LEED for Homes, foi lançada em 2007.

Foto interna da primeira casa sustentável da América Latina
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on reddit
Reddit
Share on vk
VK
Share on odnoklassniki
OK
Share on tumblr
Tumblr
Share on delicious
Delicious
Share on digg
Digg
Share on skype
Skype
Share on stumbleupon
StumbleUpon
Share on telegram
Telegram
Share on pocket
Pocket
Share on xing
XING
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *